logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200125041703
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorOLIVEIRA, Ailton Monteiro de
TítuloA construção da personagem sinhá Vitória na tradução de Vidas secas para as telas
OrientadorCarlos Augusto Viana da Silva
UniversidadeUniversidade Federal do Ceará, Fortaleza
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Letras
GrauMestrado
Data de entrega2013
Data de defesa2013
Descrição físicav.1; 114 f.; Ilustrado com cenas do filme analisado.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFC
Fonterepositorio.ufc.br
ResumoEste trabalho analisa a tradução do romance Vidas secas (1938), de Graciliano Ramos, para o cinema, por Nelson Pereira dos Santos, em 1963, com ênfase na construção da personagem sinha Vitória. O objetivo principal é verificar as alternativas estéticas do cineasta em relação à personagem, levando em consideração a sua tendência em privilegiar e dar mais espaço a personagens femininas em seus filmes. Isso se reflete principalmente em adaptações literárias realizadas pelo diretor, em que se percebe as suas intervenções, de modo a tornar as mulheres de suas obras mais fortes e ativas dentro do enredo. A fim de corroborar esta hipótese, fizemos uma comparação com outras obras do cineasta, como, por exemplo, as adaptações de contos de Machado de Assis. Através da análise de excertos do livro e sequências do filme, percebemos que, apesar de em ambos os textos sinha Vitória ter grande importância na narrativa, é no cinema que ela mais se destaca. Os resultados mostram que, no aspecto geral da produção, as opções estéticas utilizadas por Nelson Pereira dos Santos para traduzir a obra escrita apresentam-se por meio de estratégias, tais como poucas linhas de diálogo e tradução criativa do fluxo de consciência, através de mecanismos próprios do cinema, de modo a transmutar o universo literário do livro para as telas. Os principais teóricos utilizados para dar embasamento ao estudo são: Stam (2008), Hutcheon (2011) e Lefevere (2007), para a abordagem de tradução e adaptação [...]
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)