logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200124032145
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorTELES, Veryanne Couto
TítuloAudiodescrição do filme A Mulher invisível: uma proposta de tradução à luz da estética cinematográfica e da semiótica
OrientadorSoraya Ferreira Alves
UniversidadeUniversidade de Brasília - Instituto de Letras, Brasília
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Tradução
GrauMestrado
Data de entrega2014
Data de defesa17.03.2014
Descrição físicav.1; 102 f.; Ilustrado com fotos do filme.
DisponibilidadeBiblioteca Central UnB
Fonteunb.br
ResumoAs transformações da sociedade brasileira, especialmente nas últimas décadas, vêm consolidando a centralidade da discussão da inclusão de grupos sociais historicamente marginalizados. Desse amplo processo faz parte o crescente desenvolvimento da acessibilidade e seus mecanismos, como esforço para integrar uma parcela importante da população: as pessoas com deficiência. A audiodescrição (AD), assim como outras formas de tradução audiovisual, desempenha papel importante como ferramenta de acessibilidade, e por isso mesmo vem ganhando destaque. Por outro lado, consolidação satisfatória da aplicação da AD no país, especialmente no contexto cinematográfico, necessita de esforços de convergência de aspectos técnicos e teóricos desses dois campos do conhecimento. Neste trabalho dedica-se, nesse sentido, ao confronto da estética cinematográfica e da semiótica com os procedimentos da audiodescrição a fim de verificar como a influência do conhecimento daqueles fatores pode contribuir para formação e o trabalho do audiodescritor, utilizando como objeto de análise a obra fílmica “A mulher invisível” audiodescrita, para a qual se elabora uma proposta de um novo roteiro de audiodescrição tendo como base os conceitos de semiótica pierciana e a estética cinematográfica, bem como suas características relevantes que corroboram para compreensão da obra, como plano, enquadramentos e movimento de câmera, além o conjunto de elementos que a elas estão envolvidas, como narratologia e gramática do cinema e da familiaridade do espectador com o cinema.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)