logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200123032006
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorMARTINS, André Reis
TítuloA luz no cinema
OrientadorLuiz Roberto Pinto Nazário
UniversidadeUniversidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes, Belo Horizonte
GrauMestrado
Data de entrega2004
Data de defesa25.10.2004
Descrição físicav.1; 209 f.; Ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca EBA
Fonterepositorio.ufmg.br
ResumoEsta dissertação mostra a influência narrativa e estilística da iluminação no cinema, como uma linguagem que se desenvolve paralelamente à sua história, mediante análise e contrapontos dos mestres da cinematografia mundial. As técnicas de iluminação interagem com outros elementos relacionados à estética do filme: o trabalho de câmara, as limitações impostas com o advento do som, a película cinematográfica, as técnicas de animação. Descrevemos como a luz é empregada na computação gráfica a partir de sua criação virtual, e como ela interage com a iluminação nos estúdios ou nas locações reais. Contextualizamos historicamente a fotografia no Expressionismo alemão e no filme noir, para concluir os estudos de fotografia da Trilogia do caos, aplicando as pesquisas realizadas na animação e na fotografia de algumas cenas 2D e 3D do último episódio do filme.
ObservaçãoTrês anexos (Anexo A com texto de Carlos Ebert, p.186-91).
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/VPQZ-6Z9SME




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)