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AutorGERSTNER, Maíra
TítuloA teatralidade de Eduardo Coutinho: a travessia Jogo de cena - Moscou
OrientadorDenilson Lopes Silva
UniversidadeUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Comunicação, Rio de Janeiro
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Estética
GrauMestrado
Data de entrega2013
Data de defesa2013
Descrição físicav.1; 86 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECO
Fonteobjdig.ufrj.br
ResumoJogo de cena e Moscou, filmes do cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, são investigados como um movimento de suspensão na sua trajetória, ou seja, como um movimento de teatralidade dentro de sua obra. A ideia é compreender quais aspectos teriam anunciado Moscou em Jogo de cena e quais aspectos de Jogo de cena, Moscou buscou ampliar. A discussão se dá na perspectiva da relação cinema – teatro. Em Jogo de cena, a figura do ator é analisada como um desdobramento de uma noção de "humano" moldada pela modernidade, a partir da obra de Michel Foucault. É neste período que surge o primeiro encenador da história do teatro e também o primeiro sistema de trabalho de ator do ocidente desenvolvido por Constantin Stanislávski. Já em Moscou, Eduardo Coutinho é uma espécie de dramaturgismo, atuando como um gestor do processo, um provocador, um cartógrafo. A apropriação desta figura, surgida no romantismo alemão, para pensar a função de Coutinho dentro do processo de filmagem, revela outras possibilidades para aquilo que se entende por cena. Entre Jogo de Cena e Moscou os territórios cênicos são investigados a partir de uma tensão entre teatralidade e performatividade, em que dispositivos são criados na instauração de jogos. Assim, pensando ator, dispositivo e dramaturgismo como elementos fundamentais na teatralidade de Eduardo Coutinho, Jogo de cena e Moscou são trabalhados como filmes diretamente conectados, firmes nas suas diferenças, mas irmãos na travessia.
Acesso eletrônicoONLINE - http://objdig.ufrj.br/30/teses/809423.pdf




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