logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200120034525
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorKUCZYNSKI, Uliana
TítuloA comida em cena: uma análise da relação entre história e cinema a partir de Estômago, o filme (2007)
OrientadorDennison de Oliveira
UniversidadeUniversidade Federal do Paraná, Curitiba
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa16.02.2012
Descrição físicav.1; 188 f.; Ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFPR
Fonteufpr.br
ResumoEstômago é um longa-metragem ítalo-brasileiro de Marcos Jorge, lançado em 2007. Ele narra, basicamente, a "ascensão social" de um retirante, devido ao seu talento como cozinheiro, sendo eleito enquanto fonte de análise por privilegiar a questão da comida na totalidade da obra. Assim, a pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre o cinema e a comida - considerada uma categoria histórica, pois não se restringe ao valor nutricional, mas abarca relações sociais e de poder, culturas, símbolos. Tal categoria está também presente em uma série de outras obras fílmicas que, a partir, sobretudo, do final da década de oitenta, se prestam ao mesmo enfoque culinário, possibilitando a confecção de um gênero cinematográfico específico. Isso reitera o questionamento para perceber as principais características dos hábitos alimentares na sociedade em que o filme Estômago se insere. Por ter sido engendrado no contexto recente da indústria cinematográfica nacional, ele nos convida, ainda, a investigar as condições sociais de produção do filme. Entendendo, então, o cinema enquanto construção humana (um bem de consumo simbólico embebido no imaginário da conjuntura em que é gestado), compete demonstrar a relação entre o filme e a sociedade que o produz e consome, entre cinema e história.
ObservaçãoAnexo 1: Ficha técnica do filme; Anexo 2: Entrevista com a produtora Cláudia da Natividade; Anexo 3: Filmografia estrangeira sobre a temática da comida.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)