logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20200115031332
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSILVA, João Nunes da
TítuloA construção dos personagens e representação da violência urbana nos documentários O Rap do pequeno príncipe contra as almas seboasas e Ônibus 174
OrientadorJosé Francisco Serafim
UniversidadeUniversidade Federal da Bahia, Salvador
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea
GrauDoutorado
Data de entrega2012
Data de defesa01.12.2012
Descrição físicav.1; 241 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFBa
Fontecapes.gov.br / ufba.br
ResumoA presente tese analisa a construção dos personagens a partir dos contextos da violência urbana nos filmes Ônibus 174 (2002) e O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas (2000). A análise é balizada pelos conceitos de dialogismo e modos de leituras fundamentados nos teóricos Bakhtin e Roger Odin, respectivamente. [...] Para tanto, foram considerados os documentários voltados para esse tema e produzidos a partir do início do século XXI. Tais obras apresentam ainda em comum a preocupação com novas linguagens com vistas a atender as necessidades de fomentar a reflexão diante do contexto da época marcado pelo crescimento da violência e da criminalidade, tendo como palco central as favelas e periferias das grandes cidades brasileiras. [...] Assim, a análise procura mostrar que Ônibus 174 e O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas se opõem a essa perspectiva, pois suas estratégias escapam do monologismo e do dualismo como bem e mal, culpado ou inocente, quando se trata de personagens relacionados à violência. [...] Para percorrer esse percurso escolhido, tais elementos foram analisados por filme considerando suas particularidades e o modo como as estratégias e recursos utilizados favorecem a construção dos personagens. Por fim, em razão das particularidades inerentes aos documentários, foram utilizadas também, em determinados momentos, as ideias de Erving Goffman (1985), especialmente em relação ao Ônibus 174, para a análise do personagem Sandro quando construído por ele próprio no filme.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)