Resumo | A busca do olhar afetivo nos documentários de João Moreira Salles "Nelson Freire" e "Santiago" a partir da investigação de uma trajetória autoral no documentário mundial, tendo como referências, clássicos como Nanook of the Earth, de Flaherty, Primárias, de Robert Draw e Richard Leacock e Crônica de um verão, de Jean Rouch e Edgar Morin, além de O Fim e o Principio e Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho. Encontrar dentro da história, o percurso de um olhar mais afetivo, e elucidar o caminho de sua exclusão para entender a necessidade do seu retorno. Perceber que encontrar uma narrativa mais intima e que se relaciona com o cotidiano e o homem comum, não esvazia o conteúdo, mas pode sim significar um resgate do homem, aproximando-nos melhor de um diagnóstico do mundo, desenhando uma micropolítica por meio do universo particular e a valorização do banal na trama cotidiana. Ou seja, perceber a força do imaginário que cabe dentro do cotidiano e o seu desenrolar, observando os espaços de silêncio que cabem nos acontecimentos diários, sem privilegiar apenas o tempo forte, mas sobretudo momentos sem importância. |