Autor | SCHNEIDER, Leonardo Gustavo |
Título | As transformações do campo cinematográfico no Brasil e suas implicações sobre a entrada do filme nacional no mercado europeu |
Orientador | Fernando Dias Lopes |
Universidade | Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Escola de Administração, Porto Alegre
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Instituição/Programa | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Grau | Mestrado |
Data de entrega | 2013 |
Data de defesa | 2013 |
Descrição física | v.1; 165 f.; Ilustrado. |
Disponibilidade | Biblioteca EA |
Fonte | lume.ufrgs |
Resumo | [...]. Principalmente a partir do século XXI a indústria cinematográfica brasileira encontra-se em um momento de expansão, com aumento de público e renda. Apesar do desempenho interno favorável do Brasil, o setor carece de informações no que se refere a saída de obras brasileiras para o exterior. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi identificar como as transformações do campo do cinema no Brasil condicionaram ou oportunizaram a entrada de filmes brasileiros no mercado internacional a partir da década de 1990. [...] Para analisar o movimento de saída de obras nacionais foi empregado a Teoria de Internacionalização da Escola de Uppsala. Neste estudo foram utilizados dados secundários, provenientes dos organismos ligados ao cinema e fontes especializadas. Além da pesquisa documental, foram aplicados questionários e foi realizada uma entrevista com os agentes presentes no campo de forma a confrontar com os dados secundários. Por meio deste trabalho, foi evidenciado a relação entre as mudanças do campo cinematográfico e a saída de obras brasileiras ao exterior. As principais mudanças do campo cinematográfico a partir da década de 1990 foram a aprovação da Lei Rouanet e as demais políticas de financiamento, o reconhecimento através das indicações das obras brasileiras nos festivais e premiações internacionais, os acordos internacionais e os programas de fomento do cinema nacional. Através destas mudanças, o Estado exerceu o papel fundamental na retomada do cinema brasileiro por meio de mecanismos de captação de recursos e no aprimoramento da legislação reguladora do cinema.[...]. |
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