logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191228040510
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSOUZA, Victor Martins de
TítuloA poética e a política no cinema de Glauber Rocha e Sembene Ousmane
OrientadorMaria Antonieta Martinez Antonacci
UniversidadePontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História
GrauMestrado
Data de entrega2012
Data de defesa01.05.2012
Descrição físicav.1; 217 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCSP
Fontecapes.gov.br / tede.pucsp.br
ResumoDiscutimos os projetos cinematográficos e políticos de Glauber Rocha e Sembene Ousmane à luz do diálogo em imagens. Assim, centramos nossa análise em dois filmes: Der Leone have sept cabeças (1969-70), de Glauber, e Ceddo (1976), de Sembene. À maneira dos historiadores, estes cineastas recorreram ao passado para problematizar o presente. Em Ceddo, Sembene reinventou tradições para questionar a história do seu tempo, mostrando aspectos mais sofisticados do colonialismo da África do Oeste. Em Der Leone have sept cabeças, há a convivência de tempos históricos distintos, nos quais o presente é posto em suspenso, portanto passível de questionamento. Neste processo, as tradições orais possuem papel preponderante, pois é a partir delas que é criticado o olhar enviesado do europeu em relação ao “Terceiro Mundo”. Assim, as afinidades aqui elencadas entre os cinemas de Glauber e Sembene permitem delinear novos olhares à filmografia de ambos, a partir de um diálogo diaspórico, tricontinental e político-cultural.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)