logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191226033132
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorLIMA, Cecília Nazaré de
TítuloAlberto Cavalcanti e César Guerra-Peixe: contribuições sonoras para o cinema brasileiro
OrientadorEvandro José Lemos da Cunha
UniversidadeUniversidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes, Belo Horizonte
GrauDoutorado
Data de defesa20.09.2012
Descrição físicav.1; 357 f.; Ilustrado com reproduções de cartazes, fotos etc.
DisponibilidadeBiblioteca EBA
Fonterepositorio.ufmg.br
ResumoA passagem meteórica de Alberto Cavalcanti pelo país foi marcada pordesavenças e muitas críticas, mas intenciona-se neste estudo destacar a contribuição que sua experiência com o cinema sonoro trouxe para os filmes brasileiros. Se no Brasil pouco se comentava sobre o papel do som na construção da linguagem cinematográfica, Cavalcanti, ao contrário, teorizava sobre o assunto. Suas ideias sobre os três elementos que compõem o som cinematográfico - a palavra, a música e os ruídos - foram empregadas nos filmes Terra é sempre terra (Vera-Cruz, 1951) e O Canto do Mar (Kino Filmes, 1952/53), ambos produzidos por ele e com música original de Guerra-Peixe. O principal objetivo desta investigação é analisar a aplicação das concepções de Cavalcanti e as contribuições do compositor na elaboração das trilhas sonoras dos referidos filmes. Além das duas produções brasileiras, foram analisadas as opiniões do cineasta publicadas em artigos, entrevistas e no livro Filme e Realidade, assim como as características musicais de Guerra-Peixe e aspectos de suas pesquisas sobre a música popular e folclórica do Nordeste do país. Sobre as proposições de Cavalcanti, os resultados indicam, entre outros, a exploração das possibilidades simbólicas, tonais e expressivas dos ruídos. Em relação à trilha musical de Guerra-Peixe, averiguou-se ser rica, variada e relacionada de maneira estreita com a narrativa e com os demais elementos sonoros. Observou-se, ainda, o aproveitamento de manifestações musicais nordestinas no filme O canto do mar, conforme assinaladas nas anotações musicológicas do compositor.
ObservaçãoUm anexo com as sinopses dos filmes; dois apêndices.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)