logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191226031608
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorREZENDE, Saulo Magalhães
TítuloA estética realista dos filmes sobre favela no Brasil (2002-2010)
OrientadorRegina Glória Nunes Andrade
UniversidadeUniversidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Psicologia, Rio de Janeiro
Instituição/ProgramaMestrado em Psicologia Social
Abragência do estudo2002-2010
GrauMestrado
Data de entrega2012
Data de defesa01.12.2012
Descrição físicav.1; 150 f.
DisponibilidadeBiblioteca UESC
Fontecapes.gov.br / uerj.br
ResumoEsta dissertação possui como objetivo a análise de cinco filmes do cinema brasileiro contemporâneo que tratam sobre favela: Cidade de Deus (Fernando Meirelles, 2002), Linha de Passe (Walter Salles e Daniela Thomas, 2008), Sonhos Roubados (Sandra Werneck, 2009), Tropa de Elite (José Padilha, 2007) e Tropa de Elite II (José Padilha, 2010). Tendo como eixo central a estética realista de filmes sobre favela no Brasil, a partir da metodologia de análise fílmica, foi realizada uma pequena revisão de algumas teorias de cultura, comunicação e dos antecedentes do campo do cinema brasileiro contemporâneo. Para além, foi desenvolvido uma proposta dialógica com a Psicologia Social e as possibilidades de interlocuções com o cinema brasileiro. O foco se deu em problematizar como as condições de produção, as representações e as apropriações de recepção se articulam às diversas práticas discursivas e não-discursivas e se associam à representação da noção de categorias identitárias como violência, segurança pública, família, juventude e consumo. Os resultados dessa análise qualitativa giraram em torno de questões de ordem socioeconômica, que caracterizam a favela enquanto território de (im)possibilidades e, sobretudo, tem seus moradores como personagens que possuem um estereótipo do que é viver na favela, dando visibilidade nas relações que se estabelecem nesses territórios.
Acesso eletrônicoONLINE - http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6643




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)