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AutorABTIBOL, Flávia Lidiane Batista
TítuloCinema de barranco: sociedade e cultura do Pará na obra fílmica de Líbero Luxardo
OrientadorErnesto Renan Melo de Freitas Pinto
UniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - Instituto de Ciências Humanas e Letras, Manaus
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
GrauMestrado
Data de entrega2012
Data de defesa01.12.2012
Descrição físicav.1; 118 f.; Ilustrado com 35 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca UFAM
Fontecatalogodeteses.capes.gov.br
ResumoA presente dissertação pretende discutir o modo de produção do cineasta paulista radicado no Pará, Líbero Luxardo, utilizado na elaboração dos longas-metragem "Um dia qualquer" (1962), "Marajó, barreira do mar" (1964), "Um diamante e cinco balas" (1968) e "Brutos inocentes" (1974), todos realizados no Estado do Pará. Para compreender os filmes realizados, os quais fazem parte do chamado "Ciclo Amazônico", procurou-se investigar os elementos cinematográficos presentes nas obras [...]. Ao percorrermos os sistemas audiovisuais das quatro obras fílmicas, pretendemos compreender os enredos e histórias presentes na trajetória do realizador [...]. A intenção narrativa de Luxardo situa-se no ato do ver e do transpor. Por essa razão, a narrativa luxardiana nos proporcionou um campo de análise pertencente a uma discussão contemporânea sobre os limites entre a ficção e documentário. Em sua obra, realidade e imaginário se fundem. Peculiar em narrativa e estética, os filmes produzidos em Belém pelo cineasta seriam o início de uma indústria cinematográfica no Estado. Indústria que também contou com críticos de cinema para realizar, paralelamente, uma nova produção transcodificada. Esta pesquisa dialoga com autores clássicos da crítica e teoria cinematográficas, como Jacques Aumont, André Bazin, Michel Marie e teóricos como Roger Odin e Bernadeth Lyra, esta última, nos proporcionando referencial teórico para o que acreditamos ser o cerne da produção realizada por Luxardo, o Cinema de Bordas.
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