Autor | FREITAS, Daniel Assis |
Título | A produção de curtas metragens nas aulas de geografia |
Orientador | Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins |
Universidade | Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Florianópolis
|
Instituição/Programa | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Grau | Mestrado |
Data de entrega | 2017 |
Data de defesa | 25.08.2017 |
Descrição física | v.1; 105 f.; ilustrado com 18 imagens e 1 tabela. |
Disponibilidade | Biblioteca Central UFSC |
Fonte | repositorio.ufsc.br |
Resumo | [...] este estudo analisou a inserção do cinema do contexto educacional, propondo sua utilização como uma ferramenta para estimular os estudantes do 9º ano dos anos finais do ensino fundamental a produzirem curtas-metragens como fomento para a construção de conhecimentos e saberes geográficos. Repensar o uso de instrumentos que estimulem a aprendizagem e provoquem novos olhares sobre os conceitos/conteúdos geográficos na educação básica é o dilema principal desta dissertação. Para tanto, as questões metodológicas das Geografias desenvolvidas na educação básica são examinadas e tensionadas em relação ao modelo atual de escola pública em tempos de cultura digital e produção de conteúdos. O estudo foi realizado com base em elementos metodológicos da pesquisa-ação, tendo como método de registro os diários de campo, observação participante e o grupo focal ao final do projeto. ...] |
Acesso eletrônico | ONLINE - https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186601
|