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AutorFREIRE, Rafael de Luna
TítuloCarnaval, mistério e gangsters: o filme policial no Brasil (1915-1951)
OrientadorJoão Luiz Vieira
UniversidadeUniversidade Federal Fluminense - Instituto de Arte e Comunicação Social, Niterói
Abragência do estudo1915-1951
GrauDoutorado
Data de entrega2011
Data de defesa01.04.2011
Descrição físicav.1; 511 f.; Ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFF
Fontecapes.gov.br / bdtd.ndc.uff.br
ResumoEsta tese faz uso do conceito de "gênero cinematográfico" recusando o viés textualista, essencialista, a-histórico e transcultural da crítica genérica tradicional, mas optando por compreender os gêneros como categorias discursivas determinadas social e historicamente e resultantes de um contexto cultural específico. Abordando o gênero em relação ao cinema nacional, a metodologia empreendida valoriza a recepção para a compreensão do gênero, investigando os diferentes discursos associados à circulação tanto de filmes brasileiros quanto estrangeiros no Brasil e colocando em relevo os processos de redefinição dos gêneros, como ilustrado através da análise específica da chanchada. Tendo como principal objeto de estudo o filme policial no cinema do Brasil, a tese destaca o caráter polissêmico e variável do termo, assim como a contínua presença de termos genéricos concorrentes. Desse modo, a investigação sobre o filme policial no Brasil entre 1915 e 1951 abarca dos seriados do cinema silencioso aos "films de gangsters" e "films de underworld" do início do sonoro; da voga do gênero policial na literatura e no rádio-teatro brasileiros até a emergência de dramas de suspense e policiais semi-documentários - exemplares do hoje chamado cinema noir - no contexto de realismo do cinema do pós-guerra.
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