logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191211031309
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorGONÇALVES, Carlos Pereira
TítuloCinema brasileiro na estrada: identidade, mitologia e cultura contemporânea no gênero road movie (anos 1990-2000)
OrientadorSílvia Helena Simões Borelli
UniversidadePontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Abragência do estudo1990-2000
GrauDoutorado
Data de entrega2011
Data de defesa01.06.2011
Descrição físicav.1; 419 f.; Ilustrado com 76 reproduções.
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCSP
Fontecapes.gov.br / tede.pucsp.br
ResumoEsta pesquisa analisou a significação social e cultural que o gênero narrativo road movie (filme de estrada) adquire na produção nacional Pós-Embrafilme (décadas de 1990-2000). O corpus da pesquisa compõe-se de 11 (onze) longas-metragens de ficção realizados nesse período, entre eles Central do Brasil, O caminho das nuvens, Cinema, aspirinas e urubus. O trabalho enfatizou a compreensão da noção de cultura contemporânea, suas articulações com o imaginário social e simbólico - mitologia, identidade cultural e alegorias, assimilado e expresso pela narrativa, com a perspectiva do entendimento da dimensão histórica do espaço social no qual esse cinema é produzido. [...] Os resultados da pesquisa confirmam a configuração estilística do gênero cinematográfico road movie na filmografia nacional, a despeito da sua condição numericamente pouco representativa, semelhante à verificada, em pesquisa exploratória, na produção mundial. O gênero narrativo estudado possui mediação histórica com a chamada hipermodernidade, na qual a figura estrada é um dos seus elementos-chave de significação simbólica; estes, articulados em valores, discursos e imagens como mobilidade social, individualidade, fragmentação e reordenação do tempo e espaço. Identificou-se uma característica abordagem ontológica nos filmes pesquisados, bem como uma marcante criticidade social. As análises também afirmam a pertinência da temática da identidade cultural em plena era de globalização econômica e mundialização da cultura.
ObservaçãoAnexo 1: fichas técnicas (p.398-401); Anexo 2: fichas técnicas da trilha sonora (produtores, canções e outros dados de gravação (p.402-13); Anexo 3: listagem de road movies estrangeiros (p.414-7); Anexo 4: listagem de road movies brasileiros (p.418-9).
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)