logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191210031144
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorLIMA, Wagner Jonasson da Costa
TítuloArthur Omar e o efeito cinema na arte contemporânea
OrientadorRosângela Miranda Cherem
UniversidadeUniversidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Artes, Florianópolis
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa29.08.2011
Descrição físicav.1; 121 f.; Ilustrado com 34 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca Central UESCa
Fontecapes.gov.br / tede.udesc.br
ResumoA presente pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre cinema e arte contemporânea abordando determinados momentos da produção artística e teórica de Arthur Omar. O início de sua trajetória artística é marcado pelo movimento de ruptura com o cinema documentário tradicional, período em que o artista vai introduzir a noção de antidocumentário no contexto da produção audiovisual brasileira. A partir desse momento realiza um percurso que vai do cinema às artes plásticas, passando pelo vídeo, fotografia e instalações de vídeo. Realiza ainda em 2006 a exposição Zooprismas: Ciência Cognitiva dos Corpos Gloriosos, constituída por imagens videográficas e fotográficas em variadas possibilidades de exposição e projeção. São trabalhos concebidos a partir da suavização das fronteiras que separam fotografia, cinema, vídeo e artes visuais. Pensar sobre os dispositivos imagéticos torna-se desta maneira tarefa fundamental para uma reflexão sobre a experiência artística na atualidade. Para tanto, a pesquisa dialoga com a noção de efeito cinema, procedimento de cineastas/artistas que ora utilizam diretamente o material fílmico em sua produção, ora inventam formas de apresentação que fazem pensar ou se inspiram em efeitos ou formas cinematográficas.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)