logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191209032246
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSOUZA, Rose Mara Vidal de
TítuloA propaganda política na construção do imaginário coletivo no cinema de resistência: estudo de caso do filme Jango de Sílvio Tendler
OrientadorAdolpho Carlos Françoso Queiroz
UniversidadeUniversidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa04.04.2011
Descrição físicav.1; 126 f.; Ilustrado com cartazes, fotos e 6 quadros.
DisponibilidadeBiblioteca Central UMESP
FilmografiaFilmografia de Sílvio Tendler (p.111-3).
Fontecatalogodeteses.capes.gov.br
ResumoEste estudo tem como objetivo propor uma análise do modo como se constrói a representação da imagem eleitoral de João Goulart, sob a ótica da propaganda política no cinema brasileiro no período pós-ditadura. Para a realização desse objetivo contamos com o longa-metragem de Silvio Tendler de 1984, intitulado Jango. Cremos que este estudo se justifica por contribuir para identificar, compreender e mapear o imaginário da sociedade brasileira sobre João Goulart. Para o desenvolvimento do tema foram analisadas teorias de marketing político, propaganda ideológica e persuasão. A pesquisa foi norteada pelo método qualitativo e aplicadas as técnicas de pesquisa histórica e estudo de caso. Concluímos que o Filme de Silvio Tendler reconstruiu a imagem de João Goulart ressaltando seu papel na luta pelas reformas de base. A mistificação de Jango foi exposta no documentário expositivo.
ObservaçãoTrabalho com 13 páginas sem numeração; também aparece com dois volumes e 99 p.; anexo com entrevista (p.108-10).




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)