logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191207031427
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorFARIA, Nelson Vieira da Fonseca
TítuloA linguagem cinematográfica na escola: o processo de produção de filmes na sala de aula como prática pedagógica
OrientadorAna Maria Martins da Costa Santos
UniversidadeUniversidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Educação
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa01.06.2011
DisponibilidadeBiblioteca UNESP-Presidente Prudente
Fontecapes.gov.br / repositorio.unesp.br
Resumo[...] Essa pesquisa teve como objetivo rediscutir a possibilidade de utilizar o cinema em sala de aula na perspectiva da reflexão e da elaboração do conhecimento a partir do emprego da linguagem cinematográfica nas várias fases da produção de filmes em curta metragem, desde a sua concepção até a exibição do produto final. Para tanto, foi feita a opção por uma pesquisa de caráter qualitativo contando com o professor como investigador participante da ação. A pesquisa foi desenvolvida no contexto e ambiente das aulas de arte, com os alunos matriculados nos 9º anos do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF (MG), como participantes e informantes. O processo de levantamento de dados teve início com a produção de um primeiro curta metragem realizado por grupos de alunos a partir do conhecimento empírico sobre cinema que eles e elas pudessem lançar mão. Teve continuidade com estudos teóricos e práticos sobre os elementos da linguagem cinematográfica, sua utilização e seus significados. Terminou com a realização de um segundo curta metragem produzido à luz desse conhecimento da linguagem do cinema. Com base na análise a partir das observações e registros realizados ao longo do processo constatou-se que a aplicabilidade do cinema como recurso pedagógico a partir da produção de filmes em curta metragem pelos alunos pode contribuir para a alfabetização audiovisual e para a formação do sujeito crítico que percebe e compreende o contexto e se expressa por meios dos códigos audiovisuais proporcionando, assim, uma aprendizagem significativa em arte.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)