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AutorSILVA, Nádia Teixeira Pires da
TítuloA produção do direito no cinema: um estudo sociológico
OrientadorJuliana Neuenschwander Magalhães
UniversidadeUniversidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade Nacional de Direito, Rio de Janeiro
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Direito
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa01.06.2011
Descrição físicav.1; 140 f.
DisponibilidadeBiblioteca FD
Fontecapes.gov.br / direito.ufrj.br/ppgd
ResumoEssa dissertação está inserta nas atividades do Grupo de Pesquisa Direito e Cinema da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi elaborada desde dois propósitos mais gerais, e fundamentais. Um, de caráter epistêmico: refletir sobre elementos da Teoria dos Sistemas Sociais de Niklas Luhmann, e daí indicar a possibilidade de se conhecer sociologicamente o direito desde formas teóricas ainda pouco usuais. [...] Outro propósito: considerar o acoplamento direito-cinema como uma das formas possíveis de se observar o direito, para então apontar prováveis ganhos teórico-práticos com essa forma específica de acoplamento direito-arte. Defende-se que a arte - e, portanto, o cinema - é capaz de oferecer ao direito a possibilidade de se observar, de aprender sobre si, vislumbrar seu sentido a partir de um ponto diferente de observação e descrição e, talvez, se transformar. Assim, o objetivo específico desse trabalho é explicitar a complexidade que envolve a observação do direito a partir do cinema descrevendo, sociologicamente, como se dá esse específico acoplamento desde uma obra cinematográfica particular, a saber, 5 x favela agora por nós mesmos. [...] Sendo a produção de sentido um evento, i.e, um fenômeno efêmero, só é possível "capturá-lo" no momento mesmo que acontece, que se constitui à observação. Acolhe-se, então, a indicação de Luhmann quando afirma ser o método fenomenológico - observação do mundo tal como ele aparece à observação - o mais apropriado à descrição sistêmica da sociedade.
ObservaçãoTambém aparece com 120 p
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