logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191205032019
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorRAMOS, Luciana Cascardo
TítuloBrasília e pós-modernidade na terra de José Eduardo Belmonte
OrientadorLiliane Maria Macedo Machado
UniversidadeUniversidade Católica de Brasília - Departamento de Comunicação, Brasília
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa29.07.2011
Descrição físicav.1; 108 f.
DisponibilidadeBiblioteca UCBrasilia
Fontecapes.gov.br / bdtd.ucb.br
ResumoCinema não é a reprodução da realidade, mas uma representação imagética que revela uma cultura, uma sociedade, um lugar e um tempo. O presente estudo insere-se no contexto da cultura midiática audiovisual e procura analisar a conexão estabelecida entre a obra de José Eduardo Belmonte, o seu espaço - Brasília e o seu tempo- pós-modernidade, partindo do princípio de que a arte influencia o homem e o homem influencia a arte. O objetivo deste estudo inclui, ainda, entender o comportamento de uma sociedade, a realidade por ela construída, as relações que nela são estabelecidas e a forma como esses aspectos surgem na obra audiovisual em questão. O suporte teórico para esse trabalho centra-se nos estudos de representações sociais, imaginário e identidade. O corpus da pesquisa, composto por dois longas-metragens de Belmonte - Subterrâneos e A concepção - foi analisado com base na Análise do Discurso. Esse procedimento analítico foi utilizado visando relacionar a enunciação com o seu lugar social. Verificou-se, entre outras coisas, que os dois filmes analisados revelam diversos aspectos sobre o indivíduo pós-moderno inserido em Brasília, inclusive a procura por uma identidade local.
Acesso eletrônicoONLINE - https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/179




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)