logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191204032805
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorRECART, Juliana Santos
TítuloAcontecimentos do cinema brasileiro contemporâneo: Amarelo manga, Carandiru, Última parada 174
OrientadorSuzana Kilpp
UniversidadeUniversidade Vale dos Sinos, São Leopoldo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa21.03.2011
Descrição físicav.1; 150 f.; ilustrado com 38 imagens dos filmes analisados.
DisponibilidadeBiblioteca Unisinos
Fontecapes.gov.br / biblioteca.asav.org.br
ResumoEsta pesquisa tem como premissa que todos os objetos engendrados em meios audiovisuais são construções; criações de uma mente que os imagina e os faz nascer a partir de um conjunto de procedimentos técnicos. Em nossa perspectiva teórico-metodológica, chamamos esses objetos de ethicidades audiovisuais. O Cinema nacional, em seu amplo território de significações, oferta uma multiplicidade de sentidos identitários, que comparecem para formar a moldura-ethicidade Cinema Brasileiro. Ao trazer filmes do cinema nacional para o campo das análises, busquei demonstrar como foram agenciados certos sentidos a partir das molduras e molduracões praticadas pelos diretores. O corpus da pesquisa é constituído por três obras contemporâneas: Amarelo Manga (Cláudio Assis/2003), Carandiru (Hector Babenco/2003), e Última Parada 174 (Bruno Barreto/2008). Estes filmes, para além de classificações, introduzem sentidos no mundo, comunicam pensamentos inseparáveis da ambiência em que são produzidos, e alimentam o imaginário através da realidade conceituada. Assumo a perspectiva de pensar estes sentidos como o próprio acontecimento cinematográfico.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)