Resumo | A dissertação tem como objeto de análise a obra literária de Valêncio Xavier, sua produção publicada em livro, de uma forma geral, com relações e investigações de parte da obra como um todo, e de forma específica de O minotauro, obra que costura a narrativa dos quatro capítulos. [...] Outra categoria presente na dissertação é a de espaço, aliada à de estrangeiro mas independente. É ela que pontua a amplidão que a concepção de espaço permite. Por um lado, sua abstração, sendo que as quatro formas de espaço analisadas na pesquisa e que estruturam os quatro capítulos são: o espaço da narrativa, o espaço do outro, o espaço subjetivo e o espaço de linguagem. E, por outro, em seu sentido mais estrito, diz respeito ao espaço físico, o espaço do hotel em O minotauro e O mistério da prostituta japonesa. Os quatro capítulos se desenvolvem, então, da seguinte maneira: o primeiro, com uma fundamentação teórica que orienta os conceitos de pós-modernismo e neobarroco, e que segue propondo hipótese de análise da narrativa de Valêncio Xavier; o segundo analisa o espaço do outro - o espaço físico e a personagem da prostituta; o terceiro, o espaço subjetivo - a análise do narrador em O minotauro (1986) e O mistério da prostituta japonesa (1986); e o quarto analisa o espaço da linguagem e as relações entre as linguagens visuais e verbal pela perspectiva da montagem e da colagem, bem como análise dos usos de imagens nas obras (cinema, fotografia, desenho, gravura e publicidade) e, por fim, da imagem na obra O minotauro. |