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ID_TE20191203035134
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AutorLEITE, Gustavo Faraon
TítuloCine Theatro Carlos Gomes: o funcionamento da sala a partir do gênero cinematográfico (1971-2002)
OrientadorMiriam de Souza Rossini
UniversidadeUniversidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informação
Abragência do estudo1971-2002
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa01.03.2011
Descrição físicav.1; 215 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFRS
Fontecapes.gov.br / lume.ufrgs.br
ResumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender a lógica de funcionamento do Cine Theatro Carlos Gomes, bem como verificar que desdobramentos foram acarretados nesta sala de cinema em alguns pontos fundamentais da atividade de exibição a partir das mudanças de gêneros cinematográficos por ela ofertados ao público entre 1971 e 2002. Para que fosse possível formar um quadro sólido das práticas e transformações deste cinema de calçada, foram empregadas técnicas de pesquisa de naturezas distintas. A primeira delas, de caráter quantitativo, foi o levantamento de dados relativos a renda, valor do ingresso praticado, modalidade de exibição, empresa distribuidora e filmes programados em cada cine-semana dos anos de 1975, 1983, 1990 e 1998. Estas informações foram combinadas e confrontadas com os depoimentos coletados através de entrevistas abertas de cinco profissionais que atuaram junto ao cinema: três ex-administradores, um crítico de cinema e um distribuidor. O referencial teórico adotado foi calcado na perspectiva de indústria audiovisual, organizada em três tríades interrelacionadas, de João Guilherme Barone Reis e Silva; na visão de economia cinematográfica de Luiz Gonzaga Assis de Luca; e em um viés de gênero cinematográfico do ponto de vista da exibição, construído a partir da definição de Jacques Aumont e Michel Marie. Através deste estudo, foi constatado que o gênero programado exerceu influência sobre toda a cadeia de processos da exibição, e esteve diretamente relacionado com as principais transformações ocorridas no Carlos Gomes. Entretanto, não é possível afirmar que ele tenha uma relação causal com tais mudanças.
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