logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191202034303
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorMARINHO, Gabriel Filgueira
TítuloA migração das imagens: o uso de imagens de arquivo no cinema documentário brasileiro (1961-1984)
OrientadorAna Maria Mauad de Sousa Andrade Essus
UniversidadeUniversidade Federal Fluminense - Departamento de História, Niterói
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História
Abragência do estudo1961-1984
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa01.10.2011
Descrição físicav.1; 285 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFF
Fontecapes.gov.br / uff.br
ResumoO projeto de dissertação consiste em uma pesquisa a respeito dos processos de utilização e re-significação que suportes visuais, conhecidos como imagens de arquivo, receberam em filmes documentários distribuídos na primeira metade da década de 1980. Acreditando que a narrativa cinematográfica, em especial a documentária, gera discursos historiográficos bem particulares, e que o recorte cronológico escolhido possui uma temporalidade própria; o projeto de dissertação busca perceber como que a memória de diferentes períodos, expressa através de filmes, vídeos, fotografias e outros recursos visuais, foi capaz de compor um discurso historiográfico tão particular. Como que questões tão próprias de um período foram tratadas a partir de fragmentos visuais de outras temporalidades? Fragmentos que foram produzidos em outra temporalidade, possuindo um discurso inicial diferente daquele cujos realizadores cinematográficos acabaram construindo ao deslocarem esses fragmentos de seus espaços e tempos originais. Como objetos da pesquisa, foram selecionados 04 (quatro) filmes documentários: "Jango" (Silvio Tendler, 1984), "Linha de montagem" (Renato Tapajós, 1983), "Cabra marcado para morrer" (Eduardo Coutinho, 1984) e "O evangelho segundo Teotônio" (Vladmir Carvalho, 1984).




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)