logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191202033852
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorBUENO, Frederico Mael Silva Marques
TítuloAyrábeji de Xangô: o cine-transe e sua rubrica cinematográfica
OrientadorLuiz Eduardo Jorge
UniversidadePontifícia Universidade Católica de Goiás - Ciências Humanas e da Terra, Goiânia
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em História
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa01.02.2011
Descrição físicav.1; 111 f.; Ilustrado com imagens dos documentários sobre candomblé.
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCGO
Fontecapes.gov.br / tede2.pucgoias.edu.br
ResumoO presente trabalho tem como escopo o questionamento audiovisual na abordagem da imagética do culto de Xangô na perspectiva do cinema documental. Ao considerar a imagem como ecrituração científica no campo da História, utilizamos como suporte teórico, as matrizes do cinema etnográfico e do cinema verdade que deram origem ao Cine-Transe. Com base no estudo científico do sincretismo religioso brasileiro, que incorpora em seu conteúdo histórico a resistência da cultura africana, apresentamos como escritura cinematográfica, a peça intitulada Ayrábeji de Xangô como dissertação audiovisual a fim de tecer nossas reflexões acerca do percurso metodológico adotado na pesquisa imagética de campo e sua função heurística na representação da história. Desta forma, fizemos uso do método etnográfico visando à orientação científica da observação e leitura das representações do Candomblé, tendo como pressuposto conceitual, o filme científico como uma categoria audiovisual específica e reveladora de modelos culturais na produção do conhecimento.
ObservaçãoTambém aparece com 56 p.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)