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AutorRAINONE, Francilene Nunes
TítuloA plurissemia das imagens cinematográficas e a polissemia do significante na psicose: uma relação entre imagens e narrativa
OrientadorEdson Luiz André de Souza
UniversidadeUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Psicologia, Porto Alegre
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional
GrauMestrado
Data de entrega2007
Data de defesa01.04.2007
Descrição físicav.1; 155 f.
DisponibilidadeBiblioteca Psicologia
Fontecapes.gov.br / lume.ufrgs.br
ResumoEste estudo investiga as relações entre as imagens do cinema e as imagens da psicose. Partindo de uma questão central – as imagens do cinema podem ser propositivas para uma construção narrativa na psicose? –, o objetivo geral deste trabalho é analisar, com base em uma prática que utiliza as imagens cinematográficas como mediadora na produção da fala de sujeitos psicóticos, as relações entre imagem e identificações imaginárias. Pensamos que colocar em palavras aquilo que muitas vezes não pode ser dito é, sem dúvida, um objetivo da psicanálise e, em vista disso, nos dedicamos a investigar a possibilidade de, através das imagens da tela e do que é produzido a partir delas enquanto discursividade, um reordenamento e a inscrição da pulsão no registro da simbolização. Em nossa abordagem, utilizamo-nos do referencial teórico psicanalítico, especialmente dos conceitos de identificação e de projeção. Acompanhamos 12 sessões da atividade Cinema em Debate, degravamos as falas de seus participantes no momento do debate e realizamos uma análise qualitativa das mesmas. Finalmente, tecemos algumas considerações sobre a possibilidade das imagens vindas da tela do cinema viabilizarem a ressignificação de imagens na psicose.
ObservaçãoTambém aparece com 157 e 159 p
Acesso eletrônicoONLINE - https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/11239




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