logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191122061841
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorFOSSATTI, Carolina Lanner
TítuloCategorias de narratividade no cinema de animação: atualização dos valores éticos de Aristóteles segundo Edgar Morin
OrientadorAntonio Carlos Hohlfeldt
UniversidadePontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Social
GrauDoutorado
Data de entrega2010
Data de defesa30.09.2010
Descrição físicav.1; 415 f.; Ilustrado com 21 quadros.
DisponibilidadeBibllioteca Central PUCRS
Fontecapes.gov.br / repositorio.pucrs.br
ResumoO potencial comunicativo das produções cinematográficas de animação incita questionamentos acerca do conteúdo vigente em suas narrativas. Apoiando-se nas contribuições de Vladimir Propp acerca da estrutura do conto, a presente pesquisa identifica e discute o discurso ético presente nas produções de animações fílmicas norte-americanas e brasileiras recentes, considerando os conceitos desenvolvidos por Aristóteles e Edgar Morin. Colocando em diálogo ambas as perspectivas, submete-se o corpus formado por um conjunto de obras à análise, buscando-se verificar como tais valores morais e éticos são transmitidos através das narrativas.. Elementos particulares às produções nacionais e norte-americanas ganham visibilidade na pesquisa, permitindo a identificação de contrastes e aproximações que incidem na repercussão das animações perante suas platéias. A partir da fragmentação e análise das narrativas em funções, apresenta-se um quadro de valores morais para cada produção animada, associando-as a sua formação discursiva. Sob um cenário mágico e enriquecido pelo simbólico, o cinema de animação apresenta personagens com trajetórias particulares, capazes de dar visibilidade a temáticas emergentes no entorno social, fator importante sobretudo se considerarmos que é o públicoinfantil e juvenil o seu receptor ideal.
ObservaçãoAnexo 1: quadro comparativo das virtudes aristotélicas (p.365-75)
Anexo 2: quadro esquemático das produções cinematográficas (p.376-415).
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)