logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191120031223
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorPASSOS, Lavínia Rezende
TítuloA imagem pelas palavras: o processo de Luiz Vilela e seu desdobramento hipertextual no cinema e na televisão
OrientadorMaria Antonieta Pereira
UniversidadeUniversidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte
Instituição/ProgramaMestrado em Estudos Literários
GrauMestrado
Data de entrega2010
Data de defesa25.03.2010
Descrição físicav.1; 116 f.; Ilustrado com fotos dos filmes.
DisponibilidadeBiblioteca FL
Fontecapes.gov.br / bibliotecadigital.ufmg.br
ResumoA literatura e o cinema foram sempre objetos de comparação. As teorias sobre adaptação, durante muito tempo, basearam-se num estudo unidirecional, privilegiando o literário em detrimento do cinematográfico. O critério para análise da qualidade da obra audiovisual era sua fidelidade à literatura na qual se inspirava. Na sociedade atual, essa questão tem sido problematizada por vários autores, tendo em vista que a própria literatura encontra-se marcada pelas estéticas cinematográfica e televisiva. Nesta pesquisa, analisamos as características da narrativa do escritor mineiro Luiz Vilela, as quais apresentam proximidades com o gênero roteiro, esteja ele na área do cinema ou da televisão. Baseamo-nos, para isso, nas teorias de Pierre Lévy e Robert Stam, dentre outros, visando a uma leitura hipertextual das relações entre literatura, cinema e televisão. Nesse caso, os curtas-metragens resultantes das traduções de Vilela realizadas pelos cineastas são analisados como hipertextos que ampliam e aprofundam a rede de sentidos provocada por essa literatura.
ObservaçãoAnexo I: entrevistas com Rauer Rodrigues e Helvécio Marins Júnior.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)