Resumo | Esta dissertação verifica na obra de Hayao Miyazaki, os aspectos de sua produção que possibilitam reconhecê-lo como diretor-autor, seus temas e personagens femininas. Cada filme é analisado sob uma perspectiva única. Foram levados em consideração assuntos como religião, folclore, temas narrativos, problemas de adaptação e questões relacionadas ao diretor, suas crenças, pontos de vistas políticos e sociais. As análises tiveram como base nove filmes de longa-metragem, produzidos a partir da fundação do Estúdio Ghibli, em 1985. Tenkû no shiro Rapyuta (O Castelo no Céu) 1986, Tonari no Totoro (Meu Amigo Totoro) 1988, Majo no takkyûbin (O Serviço de Entregas da Kiki) 1989, Kurenai no buta (Porco Rosso: O Último Herói Romântico) 1992, Mononoke-hime (Princesa Mononoke) 1997, Sen to Chihiro no kamikakushi (A Viagem de Chihiro) 2001, Hauru no ugoku shiro (O Castelo Animado) 2004, Gake no ue no Ponyo (Uma Amizade que Veio do Mar) 2008 e Kaze Tachinu (Vidas ao Vento) 2013. |