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AutorOLIVEIRA, Rodrigo Cássio
TítuloA crítica da ideologia no cinema brasileiro: desengano, pragmatismo, cinismo
OrientadorLisandro Magalhães Nogueira
UniversidadeUniversidade Federal de Goiás, Goiânia
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação Social
GrauMestrado
Data de entrega2010
Data de defesa29.03.2010
Descrição físicav.1; 197 f.; Ilustrado.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFG
Fontecapes.gov.br / repositorio.bc.ufg.br
ResumoNos anos 1960, o Cinema Novo questionou a importação do modelo de produção do cinema narrativo clássico para o Brasil. A rejeição das convenções clássicas de linguagem acompanhou a afirmação de luta ideológica contra o status quo. Em relação estreita com o ideário da esquerda nacionalista, ao seu modo, os filmes cinemanovistas pensaram as formas da intervenção crítica na sociedade. Quando do golpe de 1964, o projeto estético-político do Cinema Novo se deparou com um revés decisivo no plano da ideologia contrariando as expectativas emancipatórias da esquerda e ocasionando uma série de filmes que passaram em revista os propósito do movimento. Assim, os filmes do desengano mostraram a dificuldade de uma crítica da ideologia naquele contexto, acusando a modernização conservadora que implantaria o capitalismo tardio na sociedade brasileira. Este trabalho analisa dois filmes do cinema brasileiro recente, O Príncipe (Ugo Giorgetti, 2002) e Cronicamente Inviável (Sérgio Bianchi, 1999), relacionando-os ao momento do desengano. Ao refletirem as condições presentes da experiência social brasileira, ambos expõem a crítica em face de novos problemas, como o do controle extenuante que a indústria cultural exerce sobre o domínio da cultura, ou o caráter cínico da ideologia contemporânea, que absorve de antemão a sua própria recusa e põe em xeque a possibilidade de um discurso sobre a realidade nacional [...].
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