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AutorRIBEIRO FILHO, Armando
TítuloA midiatização da tonalidade loira em cinco filmes brasileiros da pós-retomada
OrientadorGelson Santana Penha
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Mestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa21.10.2011
Descrição físicav.1; 120 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UAM
Fontecapes.gov.br / portal.anhembi.br
ResumoEsta dissertação tem por objetivo estudar os efeitos da coloração loira na composição de personagens ficcionais em cinco produções brasileiras da pós-retomada. O loirismo como representação é observado nesta pesquisa a partir dos efeitos de troca provocados entre a imagem da representação e as sociabilidades que emergem do aparato tecnológico de sua produção. Dessa forma, três escalas de valores se apresentam: a primeira considera os princípios da Maquiagem Cênica, sua importância como instrumento no trabalho de criação do ator; a segunda, faz uma rápida reconstituição do universo do loirismo para um possível levantamento da matriz loira no cinema europeu e norte-americano, mas também verifica os aspectos e funções do loiro no contexto da narrativa ficcional e procura refazer seu percurso no cinema brasileiro; a terceira leva em consideração as sociabilidades criadas através das midiatizações construídas pela indústria do loirismo.[...] conceitos emergem quando se alia o loiro como artifício dramático aos contratos que os personagens dos filmes estudados estabelecem com as sociabilidades modeladas através da coloração. As películas escolhidas para este estudo contam histórias que se passam na periferia dos grandes centros urbanos, onde o loiro aparece como um elemento central da narrativa. Os filmes estudados são: Amarelo Manga (Cláudio Assis, 2003), O Homem do Ano (José Henrique Fonseca, 2003), Rua 6, s/n (João Batista de Andrade, 2003), Cidade Baixa (Sérgio Machado, 2005) e Falsa Loura (Carlos Reichenbach, 2008).
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