logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191117041310
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorBEZERRA, Bárbara de Lira
TítuloA representação do baiano no filme Ó pai, ó
OrientadorSheila Schvarzman
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2011
Data de defesa01.03.2011
Descrição físicav.1; 124 f.
DisponibilidadeBiblioteca UAM
Fontecapes.gov.br / portal.anhembi.br
ResumoEsta pesquisa objetiva estimular a reflexão sobre a construção das representações do baiano identificadas no filme "Ó Paí, ó", considerando aspectos referentes à baianidade enquanto identidade cultural. O filme que acabou gerando uma série para televisão, é uma adaptação da peça homônima, lançada em 1992, em Salvador. A narrativa sobre a história dos moradores que vivem num cortiço, no Pelourinho, retrata o último dia de Carnaval. [...] Apesar de a Bahia ter a sua imagem associada à terra da felicidade, onde festas, praia, sol e axé music configuram uma convivência na base da tolerância racial, cultural e religiosa, o filme expõe problemas relacionados à violência, prostituição, turismo sexual e racismo, estabelecendo novos parâmetros para uma reflexão sobre o cotidiano do baiano. Dentro da perspectiva da comunicação contemporânea, o cinema e o audiovisual percebem e constroem formações que vem da política, da literatura e do turismo resultando em representações da vida social. Através do estudo dessas representações no filme, recorrendo-se à peça e ao seriado quando necessário, tem-se a oportunidade de criar um espaço para que as reflexões e críticas possibilitem novas interpretações sobre a identidade baiana, considerando aspectos sócio-culturais e históricos. Dessa forma, a pesquisa mostra que o filme Ó Paí, ó vai além do entretenimento, configurando-se num filme que apresenta um novo olhar sobre as representações do baiano, levando em conta a baianidade presente nas músicas de Dorival Caymmi, Gilberto Gil e Caetano Veloso assim como na literatura de Jorge Amado.
ObservaçãoAnexos com peças do Teatro Olodum, ficha técnica e letras das músicas da trilha musical.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)