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AutorBENTO, Franciele
TítuloA educação escolar e o cinema de animação: em estudo a Turma da Mônica
OrientadorFátima Maria Neves
UniversidadeUniversidade Estadual de Maringá, Maringá
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Educação
GrauMestrado
Data de entrega2010
Data de defesa01.05.2010
Descrição físicav.1; 126 f.; Ilustrado com 23 imagens de personagens de Maurício de Souza.
DisponibilidadeBiblioteca UEMaringá
Fontecapes.gov.br / ppe.uem.br/dissertacoes
ResumoA presente dissertação é resultado de estudos que envolvem a relação entre mídia, infância e educação escolar, especialmente sobre o cinema de animação, um artefato midiático consumido por alunos. Nossa problemática norteadora se configurou nas seguintes indagações: Como nós, profissionais da educação, agimos diante do fato de os alunos virem para a escola encharcados de cultura midiática? Será que temos conhecimento suficiente a respeito do que permeia os artefatos midiáticos como os filmes animados? Quais as intenções, além de entreter, dos desenhos animados como os produzidos por Maurício de Sousa? Partindo da problemática exposta, o objetivo deste estudo foi estudar a relação estabelecida entre o cinema de animação e a educação escolar (especificamente nas séries iniciais do Ensino Fundamental). Busca estabelecer relações a respeito da mediação do educador nesse ensejo e, primordialmente, contribuir no sentido de despertar para o estudo da mídia direcionada para a infância nos cursos de formação docente.[...] Dentre os resultados obtidos, está a constatação da força que os filmes animados exercem no imaginário dos alunos, contribuindo para a construção da memória, para um direcionamento emocional dos mesmos, articulado ao desejo de consumir. Verificamos ainda que o desenho animado em estudo não pode ser escolarizado para explorar conteúdos do campo da História, como o mesmo sugere. A nosso ver, cabe aos profissionais da educação reconhecer os mecanismos que envolvem um filme animado e repensar a utilização de desenhos animados como Uma aventura no tempo, em sua prática pedagógica, para que as estratégias de mercado, as quais visam à construção da infância consumidora não sejam incentivadas no interior da escola e para que conhecimentos errôneos não sejam reforçados no ambiente escola r[..].
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