Autor | ALVARENGA, Marcus Vinicius Tavares de |
Título | Cineastas e a formação da ANCINE (1999-2003) |
Orientador | Arthur Autran Franco de Sá Neto |
Universidade | Universidade Federal de São Carlos - Centro de Educação e Ciências Humanas, São Carlos
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Instituição/Programa | Mestrado em Imagem e Som |
Abragência do estudo | 1999-2003 |
Grau | Mestrado |
Data de entrega | 2010 |
Data de defesa | 01.06.2010 |
Descrição física | v.1; 141 f. |
Disponibilidade | Biblioteca Comunitária UFSCAR |
Fonte | capes.gov.br / repositorio.ufscar.br |
Resumo | Esta dissertação versa sobre a articulação política da corporação cinematográfica brasileira no período de 1999 a 2003. Partindo da crise do modelo de renúncia fiscal no incentivo da produção cinematográfica brasileira, em que o estreitamento do diálogo entre cineastas e o Estado desdobrou-se na criação da Agência Nacional de Cinema (Ancine), a qual ocasiona a divisão do meio cinematográfico no que diz respeito às aspirações de modelos de atuação da agência junto ao Estado. Neste contexto, analisam-se as dificuldades apresentadas pelos cineastas no caminho da autossustentabilidade do setor e as possíveis soluções para isto, inclusive suas limitações dentro do cenário envolvendo o meio cinematográfico, o Estado, as distribuidoras estrangeiras e as empresas radiodifusoras. Para realizar esta pesquisa foram utilizados livros, artigos, informações de sites da internet, documentos de congressos, legislação federal e entrevistas para configurar os desdobramentos da articulação política do cinema brasileiro e as dificuldades em concretizar as demandas do setor rumo à sustentabilidade. |
Observação | O título também aparece como A política cinematográfica brasileira em tempos de globalização (1999-2003) |
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