logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191114034112
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorRODRIGUES, Augusto Servano
TítuloAs veredas de um cineasta: uma análise do filme Vereda da salvação, de Anselmo Duarte
OrientadorRogério Ferraraz
UniversidadeUniversidade Anhembi-Morumbi, São Paulo
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2010
Data de defesa01.09.2010
Descrição físicav.1; 97 f.
DisponibilidadeBiblioteca UAMorumbi
Fontecatalogodeteses.capes.gov.br
ResumoNesta dissertação, pretendemos observar em profundidade um dos filmes do cineasta brasileiro Anselmo Duarte, Vereda da salvação (1964), que marca justamente o momento de mudança em sua carreira, quando foi alvo de críticas e resistências que acabaram se mostrando decisivas para pavimentar seu caminho cheio de percalços a partir de então. O objetivo deste trabalho, porém, não está em apontar necessariamente os problemas de Vereda da Salvação, mas justamente propor uma releitura que nos permita ver esse filme com um certo distanciamento das polêmicas que o cercaram, podendo observar, nele, vários elementos que o inserem dentro de uma obra autoral importante, da qual fazem parte Absolutamente certo e O pagador de promessas, entre outros filmes dirigidos por Duarte. Para isso, o trabalho está dividido em duas partes: num primeiro momento, descrevemos a trajetória de Anselmo Duarte no cinema nacional até Vereda da Salvação. No segundo momento, procedemos a análise do filme, observando temas recorrentes na obra do diretor brasileiro: a religiosidade e o erotismo. Assim, propomos a releitura de seu terceiro longa-metragem com distanciamento histórico e a intenção de compreender melhor sua errática e, por vezes, incompreendida e subestimada trajetória como cineasta.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)