logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191113034322
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorBARBOSA, Douglas da Silva
TítuloA enunciação e a reflexividade no cinema documentário: aproximações teóricas, filmográficas e uma realização
OrientadorCleomar de Souza Rocha
UniversidadeUniversidade Federal de Goiás, Goiânia
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Cultura Visual
GrauMestrado
Data de entrega2010
Data de defesa29.06.2010
Descrição físicav.1; 114 f.
DisponibilidadeBiblioteca UFG
Fontecapes.gov.br / ufg.br
ResumoEste trabalho disserta em torno da idéia de enunciação no cinema documentário, tendo em vista principalmente um aspecto encontrado nesse campo chamado de reflexividade. De modo geral, as questões de enunciação no campo desse cinema permeiam a realização documentária desde o plano de filmagem até o momento da recepção pelo público que assiste ao filme. Ao escolher esse objeto de estudo buscava-se encontrar aspectos instigantes sobre o percurso do documentário como um produto audiovisual vinculado à idéia de enunciar sobre o mundo vivido. A pesquisa agregou as contribuições teóricas de alguns autores em torno do que pode ser considerado típico da enunciação no cinema documentário, entre eles Fernão Ramos e Jean Louis Comolli, passando pelas tendências neste cinema e importantes cineastas com seus filmes (entre esses: Eduardo Coutinho, 2005: "O fim e o princípio"; João Moreira Salles, 2006, "Santiago", e Kiko Goifman, 2002: "33". Mais adiante, se alcança uma discussão sobre a realização do documentário "Os Corrêa da Silva e Santos Reis" (curtametragem, 24', resultado de 12 horas de filmagem em material bruto na comunidade rural de Água Limpa, município Faina, Goiás e com ex-moradores dessa comunidade). Os resultados obtidos com a dissertação apontam, no geral, para a noção da tomada da imagem-câmera como uma dimensão da enunciação documentária que fortalece a perspectiva de enunciar sobre o mundo vivido e interação com ela [...].
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)