logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191110065618
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorBARROS, Marcos Paulo de Araújo
TítuloA favela no audiovisual brasileiro: trajetos de sentidos no cinema
OrientadorWedencley Alves Santana
UniversidadeUniversidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Comunicação Social, Juiz de Fora
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2015
Data de defesa30.03.2015
Descrição físicav.1; 131 f.
DisponibilidadeBiblioteca UFJF
Fonterepositorio.ufjf.br
ResumoCom base na perspectiva da Análise do Discurso, o presente trabalho trata do texto fílmico como materialidade – verbal e imagética – sobre a qual os processos discursivos atuam movendo sentidos. Nesse processo, aborda-se o discurso do cinema brasileiro sobre a favela e seus habitantes. Assim, o trabalho consiste em mapear as formações discursivas que marcam, diferenciadamente, os filmes “Rio 40 graus” (1955), “Cinco vezes favela” (1962), “Cidade de Deus” (2002) e “Alemão” (2014). O objetivo é compreender o funcionamento dos discursos sobre a favela, tanto no Cinema Novo quanto na Retomada e pós-Retomada do cinema brasileiro, no que eles têm de permanência, quanto de rupturas. Portanto, o nosso objeto é o discurso, embora outras questões como a relação do cinema com a memória, com a cultura, com a formação da identidade e com os demais meios de comunicação devam ser considerados.
Acesso eletrônicoONLINE - https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4034




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)