logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191110061331
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorGUIMARÃES, Isabel Padilha
TítuloA imagem da violência urbana no documentário cinematográfico brasileiro na contemporaneidade
OrientadorCristiane Freitas Gutfreind
UniversidadePontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Social
GrauDoutorado
Data de entrega2010
Data de defesa12.03.2010
Descrição físicav.1; 209 f.; Ilustrado com 68 fotos e duas tabelas.
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCRS
Fonteverum.pucrs.br / tede.pucrs.br
ResumoA pesquisa tem por objetivo a análise da imagem da violência urbana no cinema documentário brasileiro, utilizando como objeto de estudo, um grupo de cinco documentários, realizados entre 2002 e 2004: Ônibus 174 (José Padilha, 2002), Fala tu (Guilherme Coelho, 2003), O cárcere e a rua (Liliana Sulzbach, 2004), O prisioneiro da grade de ferro (Paulo Sacramento, 2004) e Justiça (Maria Augusta Ramos, 2004). O trabalho se concentrará em longas-metragens produzidos no Brasil e que chegaram ao circuito comercial. Trata-se de um recorte específico e representativo de um aspecto da produção audiovisual nacional, que se refere à relação do documentário com a violência urbana. Neste sentido, serão examinadas as questões da representação e da impressão de realidade proporcionadas pelas imagens cinematográficas, servindo como suporte para o estudo das obras. Na análise dos cinco documentários, se objetiva o exame das particularidades da violência, buscando compreender a relação dos elementos culturais e cinematográficos que conduzem à constituição de um imaginário. Partindo desta constatação, serão esboçadas duas noções que contribuirão para este estudo, que são o espaço urbano e a alteridade. O método utilizado será a análise temática proposta por Francesco Casetti.
ObservaçãoAnexo A com tabela de filmes lançados de 1995 a 2008 (p.180-93)
Anexo B com público e renda por ano (p.194-97)
Anexo C com fichas técnicas dos filmes analisados (p.198-203)
Anexo D com cartazes (p.204-9).
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)