logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191109030947
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorMACHADO, Ismael Soares
TítuloA literatura e o cinema em Caio Fernando Abreu
OrientadorJoel Cardoso da Silva
UniversidadeUniversidade Federal do Pará - Instituto de Letras, Linguística e Teoria Literária, Belém
Instituição/ProgramaMestrado em Letras
GrauMestrado
Data de entrega2009
Data de defesa18.06.2009
Descrição físicav.1; 65 p f.
DisponibilidadeBiblioteca Albeniza Chaves
Fontecatalogodeteses.capes.gov.br
ResumoNum primeiro momento, o presente trabalho vai-se ocupar da relação de troca entre o cinema e a literatura em textos de Caio Fernando Abreu, buscando pontos de contato entre essas duas vertentes artísticas. No capítulo seguinte abordaremos alguns conceitos e técnicas ligadas ao cinema. A intenção é mostrar que algumas das técnicas cinematográficas passaram a ser utilizadas por escritores em seu fazer literário, numa influência que mostra que há uma via de mão dupla no relacionamento entre as duas formas de arte. Não é possível fazer essa leitura sobre as técnicas de cinema empregadas por Caio Fernando Abreu, sem nos determos em uma discussão introdutória e conceitual sobre pós-modernismo e pós-colonialismo. É com base nessa proposição que os conceitos de pós-modernismo e pós-colonialismo são apresentados no terceiro capítulo deste trabalho. No capítulo seguinte, abordaremos um pouco da vida e obra do escritor Caio Fernando Abreu a partir de um olhar pós-modernista. A contracultura e sua influência em Caio Fernando Abreu é o tema do quinto capítulo do presente trabalho do presente trabalho. Por fim, o último capítulo deste trabalho vai tratar exclusivamente da relação de Abreu com o cinema. Não se trata, no entanto, de fazer um levantamento da obra do escritor que foi adaptada para as telas e discutir os pontos em comum ou não entre a versão escrita e a versão filmada. O que se quer aqui é buscar nos escritos de Caio (contos e romances) o ponto onde o cinema passa a exercer uma influência marcante em sua literatura.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)