Resumo | O legado trágico do período militar vivido pela América Latina se tornou um tema de constante discussão nas últimas décadas, com a consolidação da democracia, inclusive pelas diversas manifestações artísticas que se inseriram no debate. No cinema, a frequência de abordagens e representações das ditaduras é considerável, fornecendo indícios importantes para definir a dimensão da tragédia cujos reflexos ainda perduram em diversos países latino-americanos. A produção contemporânea de filmes no Brasil e na Argentina é muito válida neste contexto, pois consegue visibilidade em seus territórios nacionais de origem e ainda extrapola fronteiras, ao destacar questões humanas e éticas, atemporais e universais, de um momento político particular. O objetivo desta pesquisa é analisar o tratamento do tema na construção de filmes ficcionais, com maior atenção àqueles baseados em artifícios e convenções clássicas, com contribuições positivas, mas também com algumas limitações e simplificações do conteúdo político e social abordado. Para aprofundar esta questão, também são discutidas as manifestações cinematográficas anteriores ao restabelecimento da democracia, de caráter autoral e radicalmente distante das propostas clássicas, muito fortes nas décadas de 1960 e 1970. |