logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191106030627
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorJESUS, Leandro Santos Bulhões de
TítuloCinema de viajantes: Estado Novo, imperialismo e as imagens dos diários de bordo da Expedição Disney
OrientadorPaulo de Assis de Almeida Guerreiro
UniversidadeUniversidade do Estado da Bahia, Santo Antonio de Jesus
Instituição/ProgramaMestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional
GrauMestrado
Data de entrega2008
Data de defesa01.02.2009
Descrição físicav.1; 137 f.
DisponibilidadeBiblioteca UNEB
Fontecatalogodeteses.capes.gov.br
ResumoEm 1941 uma Expedição formada por desenhistas, músicos, escritores e profissionais da arte cinematográfica foi financiada pelo governo dos Estados Unidos. O objetivo primordial era realizar uma viagem pelos países da América Latina na busca de materiais inspiradores para feitura de filmes que retratassem relações amistosas e promissoras entre as nações que dividiam o mesmo continente. [...] O renomado produtor Walt Disney foi o "capitão" dessa Expedição, uma vez contratado pela Secretaria de Assuntos Interamericanos (OCIAA). Desse empreendimento, resultaram dois filmes que foram para o circuito comercial: Alô Amigos! (Saludos Amigos) e Você já foi à Bahia? (The Three Caballeros), ambos lançados no Brasil em 1942 e 1945, respectivamente. Esses filmes estão inseridos numa cadeia histórica de imagens representativas do Brasil formuladas por viajantes estrangeiros, por isso serão problematizadas neste trabalho como registros das viagens (cinema de viajantes) financiados pela Casa Branca [...]. Se as palavras na literatura de viagens construíram imagens de referências ao Brasil que continuam sendo revisitadas até os dias atuais, de que forma as imagens cinematográficas acabaram funcionando como matéria-prima diferenciada que atualizaram elementos de representações do Brasil? Diante dessa proposição, estudaremos elementos de representações eleitas e/ou construídas pelos viajantes da Expedição Disney, analisando se os filmes se aproximam ou se afastam das identidades brasileiras que, no momento específico, eram temas cruciais das investidas do Governo de Getúlio Vargas no Estado Novo.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)