logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191031031258
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSILVA, Denise Tavares da
TítuloAs viagens de Salles, Solanas e Sarquis: indentidade em travessias
OrientadorAfrânio Mendes Catani
UniversidadeUniversidade de São Paulo, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Integração da América Latina
GrauDoutorado
Data de entrega2009
Data de defesa01.09.2009
Descrição físicav.1; 189 f.
DisponibilidadeBiblioteca FFLCH
Fontecapes.gov.br / teses.usp.br
ResumoEste projeto analisa quatro filmes da América Latina que têm como ponto comum o fato de estarem centrados em personagens que realizam viagens em seus países de origem (dois filmes) e na América do Sul (outros dois). O objetivo é demarcar nestas obras construídas sob a necessidade do deslocamento, dados constitutivos de identidade e pertencimento a uma dada geografia física e humana. Os que percorrem a América Latina são Diários de Motocicleta, dirigido pelo brasileiro Walter Salles e El Viaje - La aventura de ser joven, do cineasta argentino Fernando Ezequiel "Pino" Solanas. Os que centram suas narrativas em território nacional são Central do Brasil, também de Walter Salles, e Facundo, la sombra del tigre, do diretor argentino Nicolás Sarquís. O estudo aborda a relação dessas obras com o contexto cultural e político da América Latina dos anos 60, com destaque pontual a Brasil e Argentina, e discute como se apropriam do gênero road movie. Defende, ainda, que os quatro expõem e traduzem uma das tensões centrais da pós-modernidade, que é a sua convivência com o universo cultural da chamada modernidade sólida. Tal procedimento deriva principalmente da condição de percorer a estrada e nela afirmar uma identidade configurada por valores quese sempre idealizados e nostálgicos, formando um conjunto de filmes que expressa a persistência das ficações-nacionais e pan-continentais no cinema contemporâneo de Brasil e Argentina.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)