logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191029030836
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorSOUZA, Carlos Roberto Rodrigues de
TítuloA Cinemateca Brasileira e a preservação de filmes no Brasil
OrientadorIsmail Norberto Xavier
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauDoutorado
Data de entrega2009
Data de defesa20.03.2009
Descrição físicav.1; 310 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fontecapes.gov.br / teses.usp.br
ResumoO tema deste trabalho é a preservação de filmes e seu foco é a Cinemateca Brasileira. Na introdução aborda-se a bibliografia existente sobre arquivos de filmes e preservação, definem-se conceitos e explica-se a questão da narrativa adotada. A primeira parte é dedicada à investigação das relações entre arquivos de filmes e Estado, com seu consequente reflexo na questão da autonomia da gestão dos arquivos sobre seus acervos. A partir das quatro instituições fundadoras da Fédération Internationale des Archives du Film propõe-se um quadro de categorias para os arquivos de filmes e seus estatutos jurídicos. A questão da autonomia é investigada em países do Leste europeu, e experimenta-se a aplicação do quadro de categorias proposto aos arquivos da América Latina. A maior parte do trabalho é a segunda, que narra a história da Cinemateca Brasileira desde suas origens como Clube de Cinema de São Paulo, sua anexação ao Museu de Arte Moderna, e a mudança de personalidade jurídica para fundação e sua transformação em órgão vinculado ao poder federal. As realizações e os obstáculos encontrados pela instituição para a preservação do patrimônio nacional de imagens em movimento são descritos e comentados desde aquelas origens até o ano de 2006, quando a Cinemateca Brasileira abriga o 62o. Congresso anual da FIAF. A conclusão questiona a tutela jurídica que a Cinemateca Brasileira se atribui em relação à preservação do patrimônio de imagens em movimento no Brasil.
ObservaçãoTambém aparece com 318 p.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)