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AutorMODENA, Maria Estela Maiello
TítuloAs faces do Edifício Master: um estudo sobre faces em entrevistas de cinema documentário
OrientadorDino Fiorante Preti
UniversidadePontifícia Universidade Católica de São Paulo - Departamento de Língua Portuguesa, São Paulo
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Lingua Portuguesa
GrauMestre
Data de entrega2009
Data de defesa13.04.2009
Descrição físicav.1; 200 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central PUCSP
Fontetede2.pucsp.br / capes.gov.br
ResumoEste trabalho tem por objetivo identificar e analisar os problemas que envolvem a preservação e a ameaça de faces em entrevistas de cinema documentário. Para o desenvolvimento da pesquisa, selecionou-se um corpus composto de quinze entrevistas pertencentes ao documentário cinematográfico Edifício Master (Eduardo Coutinho, 2002) e buscou-se averiguar de que modo os participantes do filme selecionado defendem e/ou ameaçam suas faces, tendo em vista a singularidade da situação de interação em que estão engajados: presença de câmeras, futura projeção em grande escala, interlocutores interagindo como "atores" de um filme etc. Valendo-se de uma abordagem socio-interacionista da linguagem, partiu-se de um referencial teórico embasado, sobretudo, em teorias da Análise da Conversação e da Pragmática Linguístia. Dessas teorias, retiraram-se os subsídios necessários, respectivamente, ao exame das características que particularizam o gênero entrevista e, em especial, as entrevistas de cinema documentário, e à compreensão do conceito de face e de outros conceitos dele derivados. A análise do material de pesquisa revelou que, relativamente à construção, preservação e ameaça de suas faces, os entrevistados-personagens do Edifício Master são colocados diante de um dilema em que a imagem de si construida e, possivelmente, valorizada no grupo social do qual fazem parte entra em conflito com a imagem cinematográfica por eles construida para dar força ao personagem que representam no filme. Os movimentos interacionais, realizados pelos participantes do documentário, vão, portanto, no sentido de uma busca de papéis que desempenham na sociedade e os papéis que desempenham no filme. As especificidades do corpus selecionado trouxeram à luz elementos que não figuram na maioria das interações cotidianas, revelando possibilidades de estudos ainda pouco investigadas e justificando, assim, o estudo realizado.
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