Resumo | A dissertação tem por objetivo entender, a partir da trajetória do cineasta baiano Roberto Pires, de que forma a cidade de Salvador comparece no seu filme A Grande Feira (1961) e, nesse aspecto, avaliar como a formação dele teve influência em sua expressão fílmica, considerando especialmente nesse filme, a sua perspectiva de enquadramento da cidade na qual vivia, bem como, talvez, a sua pretensão de eternizá-la na memória. Para dar conta desse estudo, lançamos mão dos aportes teóricos de Norbert Elias, a partir da relação de interdependência que estabelece entre os indivíduos e a sociedade, além da noção de transmissão e incorporação de conhecimento. Nesse sentido, a memória aqui é entendida como um saber socialmente incorporado. Também utilizamos autores como Antônio Risério e Maria do Socorro Carvalho, especificamente seus estudos sobre a cidade de Salvador e o processo de modernização da mesma, para entendermos o contexto em que Roberto Pires vivia e sua relação com aquele espaço urbano. Assim, acreditamos que a articulação temática entre cinema, cidade e memória é relevante e se explicita de forma significativa em A Grande Feira. |