logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191026032627
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorCOSTA, Jorge Ricardo Santos de Lima
TítuloA paixão de olhar: a cidade no cinema brasileiro
OrientadorAriane Patrícia Ewald
UniversidadeUniversidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto de Psicologia, Rio de Janeiro
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social
GrauDoutorado
Data de entrega2008
Data de defesa25.04.2008
Descrição físicav.1; 231 f.
DisponibilidadeBiblioteca UERJ
Fontecapes.gov.br / bdtd.uerj.br
ResumoDesde a criação do cinema, em 1895, a cidade vem sendo retratada de forma surpreendente para quem a vivencia em seu cotidiano. A arte do cinema amplia o sentido de realidade e provoca um impacto sobre o universo psicológico e social do homem. O cinema brasileiro acompanha, através de sua vasta produção, o percurso da cidade no tocante ao desenvolvimento estético, social, cultural, político e econômico, apresentando a forma através da qual o homem se relaciona com essas variáveis. O historiado Michel de Certeau desenvolve em sua obra o tema da inventividade do cotidiano, no que se refere à prática do espaço. Os conceitos de "espaço" (um lugar praticado) e de "lugar" (um espaço geométrico), permitemn aprofundar o estudo do papel do homem no cotidiano da cidade. É este o eixo teórico da presente pesquisa, que pretende estudar o imaginário da cidade no cinema brasileiro a partir de três questões principais: a formação do imaginário urbano, a criação da forma da cidade no cinema (locações, cenários e fisionomias) e o estado de solidão e isolamento vivido pelo homem nas grandes cidades. Para tal, foram escolhidas para análise as seguintes produções brasileiras: Dias de Nietzche em Turim (2001) de Júlio Bressane, O Príncipe (2002) de Ugo Georgetti e O Outro Lado da Rua (2004) de Marcos Bernstein. A cidade representada nesses filmes nos dá a oportunidade de exercitar o olhar e refletir sobre o cotidiano da vida urbana e seus reflexos no universo psicológico do homem contemporâneo.
Acesso eletrônicoONLINE - http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4971




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)