logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191025041420
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorNEDER, Cristiane Pimentel
TítuloA terceira identidade do estrangeiro dentro e fora do cinema: uma cidadania intermediária que nasce entre o portão de embarque e do desembarque
OrientadorMarcello Giovanni Tassara
UniversidadeUniversidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, São Paulo
GrauDoutorado
Data de entrega2008
Data de defesa01.10.2008
Descrição físicav.1; 186 f.
DisponibilidadeBiblioteca ECA
Fontecapes.gov.br / dedalus.usp.br
ResumoEsta tese tem por objetivo discutir a identidade do estrangeiro dentro e fora da ficção. Nesta pesquisa, o filme Terra Estrangeira construiu a hipótese de que o estrangeiro possui uma cidadania e uma identidade intermediária entre o portão de embarque e o de desembarque, simbolicamente assim chamado para denominar o país de origem e o hóspede. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa. A Fundamentação Teórica está sustentada na análise de algumas obras de arte, tanto da literatura como do cinema, que tratam sobre assuntos correlatos ao estrangeiro, como: imigração, emigração e exílio, sendo o filme Terra Estrangeira a principal obra investigada. Foi realizada também uma pesquisa de campo em que foram entrevistadas pessoas no exterior e estrangeiros no Brasil. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas. Os depoimentos e a experiências dos entrevistados forneceram os conceitos empíricos do que é ser estrangeiro, através de seus problemas de adaptação e outros aspectos da vida fora de seu país. A tese separa e demonstra que há uma diferença entre ser e estar estrangeiro e que também se pode ser e estar estrangeiro dentro do seu próprio país. Ao final, demonstra-se como a terceira identidade é concebida, qual o caminho que as pessoas percorrem para chegarem até ela, como ela é visível num ser que sai do seu país sem amputar a raíz que seu país entranhou dentro dele, e como ele nunca consegue ser completamente do país hóspede por mais que tente enraizar-se em outro lugar.




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)