logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191024032624
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorGONÇALVES NETO, Sylvestre Luiz Thomaz
Título2 Filhos de Francisco: um fenômeno de público apoiado no enraizamento cultural brasileiro
OrientadorGeraldo Carlos do Nascimento
UniversidadeUniversidade Paulista, São Paulo
Instituição/ProgramaMestrado em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2008
Data de defesa01.08.2008
Descrição físicav.1; 106 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UNIP
Fontecapes.gov.br / unip.br
ResumoO tema do presente trabalho é a produção independente 2 Filhos de Francisco, e objetivou a análise das possíveis causas que o levaram a conquistar a condição de líder de audiência dos filmes brasileiros produzidos nos últimos vinte e cinco anos. Sob a ótica comercial, trata-se de um produto singular na filmografia brasileira, sua construção deve-se às figuras de Zezé de Camargo e de Luciano, dupla composta por irmãos, estrelas de primeira grandeza no universo fonográfico brasileiro, detentores de resultados incomuns na vendagem de discos. Pautaram nossas análises, os processos externos e internos utilizados na produção do filme. Dentre as ilações delas retiradas, merecem destaque as mediações nele contidas, pautadas nas figuras dos sertanejos/retirantes e na trajetória heróica de seus personagens, o esmero técnico de que está revestido, e o suporte mercadológico que envolveu seu lançamento. [...] Dentre os vários trabalhos que nos serviram de instrumento teórico, destacamos os estudos sobre as mediações de Jesús Martin-Barbero, o texto de Ismail Xavier que versa sobre o discurso cinematográfico, e no percurso do cinema brasileiro, Paulo Emilio Salles Gomes, Sidney Ferreira Leite e Pedro Butcher. Quando tratamos da figura do herói, nos apoiamos em Joseph Campbell, Lutz Muller, Junito de Souza Brandão, Sal Randazzo e Malena Segura Contrera. Outros autores e estudiosos das áreas de Comunicação, Sociologia e Mercadologia foram citados e contribuiram na construção deste texto.
Acesso eletrônicoONLINE - https://www.unip.br/presencial/ensino/pos_graduacao/strictosensu/comunicacao/download/comunic_sylvestreluizthomazgoncalvesnetto.pdf




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)