logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191021042232
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorVIEIRA, Alana de Oliveira
TítuloA "forma-tela": Modos de pensar a tela do cinema na arte contemporânea
OrientadorErly Milton Vieira Júnior
UniversidadeUniversidade Federal do Espírito Santo - Centro de Artes, Vitória
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Artes
GrauMestrado
Data de entrega2018
Data de defesa2018
Descrição físicav.1; 70 f.; ilustrado com 29 imagens.
DisponibilidadeBiblioteca Setorial UFES
Fonterepositorio.ufes.br
ResumoA dissertação investiga questões relacionadas ao uso da tela do cinema nos espaços da arte contemporânea, como a arte desconstrói a tela normatizada da sala de cinema para criar novas relações entre o espectador e a forma-tela dentro desse ambiente. Pensar a incorporação do dispositivo cinematográfico nas práticas contemporânea de arte, o que envolve também, pensar como essas novas práticas se relacionam com o espectador. A pesquisa parte de uma análise sobre o uso da tela na arte, como a pintura de cavalete condicionou nosso olhar, para investigar também, como algumas práticas na arte contemporânea buscaram desconstruir essa lógica. Em seguida, traça uma genealogia do cinema expandido, a fim de entender o contexto em que surgiu essa nova forma de pensar o cinema. E, por fim, a pesquisa busca analisar a obra Line Describing a Cone (1973) de Anthony McCall, entender os seus processos, o modo como utilizou a forma-tela do cinema e as reflexões que essa prática traz. Palavras-chave: tela; pintura; cinema; arte contemporânea; espectador.
Acesso eletrônicoONLINE - http://repositorio.ufes.br/handle/10/10837




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)