Autor | REAL, Elizabeth Maria Mendonça |
Título | As relações entre o cinema brasileiro e a arte contemporânea a partir da Tropicália. Um estudo dos filmes Câncer, A Lira do delírio, e Exu-piá, coração de Macunaíma |
Orientador | João Luiz Vieira |
Universidade | Universidade Federal Fluminense - Departamento de Comunicação Social, Niterói
|
Instituição/Programa | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Grau | Mestrado |
Data de entrega | 2008 |
Data de defesa | 01.12.2008 |
Descrição física | v.1; 134 f. |
Disponibilidade | Biblioteca Central UFF |
Fonte | capes.gov.br / uff.br |
Resumo | Neste trabalho procuro estabelecer as relações entre o cinema brasileiro e as artes plásticas, a partir do período tropicalista, no final da década de 1960. Tais relações podem ser situadas em um contexto cultural marcado pela intensa troca entre os diferentes campos das artes, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. A partir de três filmes - Câncer, de Glaubert Rocha, A lira do delírio, de Walter Lima Jr., e Exu-piá, coração de Macunaíma de Paulo Veríssimo - realizados em diferentes décadas, mas possuidores de caracerísticas comuns, busca-se perceber conceitos que situam o fazer cinematográfico no contexto da arte contemporânea. A aproximação com a performance, a crise em torno da noção de autoria e a identificaçao com a cultura popular urbana são os temas que norteiam os três capítulos desta dissertação. |
Acesso eletrônico | ONLINE - Clique para acessar
|