logo

Termo(s) de pesquisa:
ID_TE20191019032645
Registros encontrados:
página 1 de 1


1 / 1
Selecionar
Imprimir
AutorREAL, Elizabeth Maria Mendonça
TítuloAs relações entre o cinema brasileiro e a arte contemporânea a partir da Tropicália. Um estudo dos filmes Câncer, A Lira do delírio, e Exu-piá, coração de Macunaíma
OrientadorJoão Luiz Vieira
UniversidadeUniversidade Federal Fluminense - Departamento de Comunicação Social, Niterói
Instituição/ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação
GrauMestrado
Data de entrega2008
Data de defesa01.12.2008
Descrição físicav.1; 134 f.
DisponibilidadeBiblioteca Central UFF
Fontecapes.gov.br / uff.br
ResumoNeste trabalho procuro estabelecer as relações entre o cinema brasileiro e as artes plásticas, a partir do período tropicalista, no final da década de 1960. Tais relações podem ser situadas em um contexto cultural marcado pela intensa troca entre os diferentes campos das artes, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. A partir de três filmes - Câncer, de Glaubert Rocha, A lira do delírio, de Walter Lima Jr., e Exu-piá, coração de Macunaíma de Paulo Veríssimo - realizados em diferentes décadas, mas possuidores de caracerísticas comuns, busca-se perceber conceitos que situam o fazer cinematográfico no contexto da arte contemporânea. A aproximação com a performance, a crise em torno da noção de autoria e a identificaçao com a cultura popular urbana são os temas que norteiam os três capítulos desta dissertação.
Acesso eletrônicoONLINE - Clique para acessar




página 1 de 1

Banco de teses sobre Cinema Brasileiro

   
   
Todas as palavras (AND)    Qualquer palavra (OR)